segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Protagonista

(para ler na íntegra este artigo de Dom Antonio Augusto Dias Duarte, consulte a página 7 do Globo de hoje, 21/04/08)


O biólogo americano Francis S. Collins, um dos cientistas mais respeitados da atualidade, é diretor do Projeto Genoma Humano e trabalha no que há de mais moderno em torno do estudo do DNA, o código da vida. Ele escreveu: "Existe um antagonismo entre as visões científica e espiritual do mundo? Não para mim. Muito pelo contrário. Para mim, a experiência de mapear a seqüência do genoma humano e descobrir o mais notável de todos os textos foi, ao mesmo tempo, uma realização científica excepcionalmente bela e um momento de veneração." (...)

A pessoa é quem protagoniza os movimentos vitais do seu desenvolvimento biológico. Ela não é menos pessoa quando tem 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 células em comparação aos milhares, aos milhões de células presentes no seu corpo adulto. A Igreja Católica sempre defendeu que o fruto da geração humana, desde o primeiro momento da sua existência, é uma pessoa, e a ela se deve o mesmo respeito incondicional que se tem diante de uma pessoa adulta, pois em qualquer estágio do seu desenvolvimento há uma unidade corporal e espiritual. (...)

Dom Antonio Augusto é bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro, responsável pela Pastoral da Família e pediatra.

Francis S. Collins é também autor do livro "A Linguagem de Deus"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida