domingo, 18 de abril de 2010

Beija-Flores - Anna Prum



A diretora Anna Prum usou a última tecnologia em vídeo para captar imagens impressionantes de beija-flores de diversos países, durante 18 meses. Esses magníficos atletas aéreos batem as asas 200 vezes por segundo, ficam suspensos no ar, voam de ré e até de cabeça para baixo. Seu metabolismo acelerado leva-os a consumir mais da metade do seu peso em néctar, a cada dia. Mesmo assim, correm o risco de morrer de fome enquanto dormem. Para sobreviver à noite, ajustam seu termostato, diminuindo a temperatura do corpo pela metade e reduzindo as batidas do coração de 600 para 36 batidas por minuto.

Por causa de sua extrema velocidade, fica impossível ao olho humano perceber os movimentos do beija-flor. Para contornar essa limitação, a equipe de Anna Prum usou câmeras Phantom de alta definição, que captam 500 imagens por segundo. O filme "Hummingbirds: Magic in the Air" foi exibido na TV americana em 10 de janeiro de 2010. Espero que saia em dvd por aqui! (dica do professor João Quental, professor e fotógrafo responsável pelos registros da floração no Jardim Botânico do RJ, em seu blog do Multiply)

o raríssimo spatuletail (Loddigesia mirabilis)
fotografado por Roger Ahlman

Para acompanhar uma filmagem de 2:30 do "Loddigesia mirabilis" exibindo-se para a fêmea, direto da floresta peruana, é só aguentar 20 segundos de comercial na BBC, depois de clicar aqui.

2 comentários:

Phil Scott disse...

Stella,

Em tempos 'áureos' da USU, (Pena que Pedro era um embrião na época (1979) tivemos o prazer de assistira ao vivo aulas com o Prof. Augusto Ruschi da reserva de Santa Teresa no ES... Um modelo, um herói, um cientista... ele era um grande especialista em colibris, e nos mostrou suas pesquisas e caminhadas pela américa do sul com sual mala 007 adaptada para trazer colibris para seu criatório no ES....Anos mais tarde, em um passeio pelo Natural Museum de Londres, ví na entrada da Biblioteca, um grande livro sobre os colibris Neotropicais, de sua autoria, com magníficas aquarelas....(grande formato...).

Ontem passei no Studio 28, aqui em Montmartre, e ví o filme Oceanos... Já está passando aí? Fantástico... veja o trailer em

http://oceans-lefilm.com/

Stella disse...

;-) Caro Phil, O Pedro na época já estava com 2 anos!

Sempre admirei o professor Ruschi e sua luta pela preservação da mata Atlântica. Que fibra, além do enorme conhecimento. Vou olhar o vídeo que vc recomendou. No momento vou ver o Blue Planet, que tb é lindo. Bom domingo, um abraço,
s.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida