domingo, 22 de setembro de 2013

Giorgio Vasari - A Origem do Desenho e da Perfeição

The Adoration of the Child - Fra Bartolommeo
Introdução a Vidas dos Pintores, Escultores e Arquitetos

"A maior parte dos escritores afirma que a pintura e a escultura foram descobertas dos Egípcios; outros atribuem aos Caldeus as primeiras figuras em relevo e aos Gregos a invenção do pincel e da cor. Mas eu sustento que o desenho, este princípio criador e revigorante da pintura e da escultura, possuía já toda sua perfeição desde a origem das coisas. 

Quando Deus criou o mundo e adornou o céu de corpos luminosos, Ele cruzou a limpidez do ar com sua mente, desceu sobre a terra e formou o homem. Quem pois ousará dizer que esse modelo elaborado pela mão do Todo-Poderoso não oferece o tipo perfeito de todas as belezas que reclama a escultura, e a suavidade e o choque harmonioso das luzes e sombras que busca a pintura?

O divino arquiteto do tempo e da natureza não tirou inadvertidamente do barro a primeira imagem do homem. Ele quis mostrar que a perfeição deve surgir da imperfeição. Assim vemos os escultores e pintores corrigir, apagar e retocar seus projetos antes de leva-los ao ponto que desejam."
(Vida dos Artistas, Giorgio Vasari - editora Martins Fontes)

Giorgio Vasari

Giorgio Vasari foi um pintor italiano, também escritor e arquiteto, considerado o primeiro historiador da Arte. Sua famosa obra "Le Vite de’ più eccellenti pittori, scultori, ed architettori", dedicado ao Duque de Médici, foi publicado em 1550. O livro foi reescrito e ampliado em 1568, com a adição do retrato dos artistas. (ikono)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida